Não basta , em alguns casos, não se deve, colocar aquela linda foto para tornar o seu currículo atraente. Elaborar um currículo atraente é indispensável, pois o avaliador tem de ser atraído (motivado) a convidá-lo(a) para uma entrevista pessoal.
Um currículo é atraente se demonstra, com clareza e objetividade, as suas habilidades e qualificações competitivas em relação ao cargo ou à promoção pretendida, fazendo uso correto do recurso mais poderoso: a palavra. Escrita ou falada, tem poder quem a domina.
Use, mas não abuse da língua, em todos os seus aspectos, para que o seu currículo ganhe destaque e não esteja entre as dezenas de milhares que vão diretamente para o lixo.
Não há fórmula para se preparar o currículo ideal, mas você pode deixá-lo atraente seguindo as seguintes recomendações:
Apresentação:
Para melhor visualização das informações, é recomendável que o seu currículo sejam apresentados por tópicos, logicamente ordenados e, onde houver datas, em ordem cronológica inversa.
- Resuma as suas qualificações e experiência profissional, com destaque na área em que se pretende trabalhar ou se promover. Contar a sua vida inteira é um erro lastimável. O tamanho ideal é de, no máximo, 2 (duas) páginas.
- Use uma formatação básica, porém elegante, com fontes simples e facilmente legíveis como, por exemplo, Arial, Times New Roman, Tahoma ou Verdana.
- Realce com negrito ou sublinhado somente títulos ou informações que mereçam destaque.
- Inclua uma foto somente por exigência do anúncio ou da empresa e, se for o caso, use o tamanho 3×4, a menos que você esteja montando um book.
Conteúdo:
- Não deixe de mencionar, ordenadamente, todos os seus dados para CONTATO. De que vale o ouro sem o mapa da mina? De que adianta ter seu currículo selecionado se o avaliador não puder facilmente encontrá-lo(a)?
- No tópico DADOS PESSOAIS, restrinja-os à nacionalidade, ao estado civil e à idade. Em alguns países, este último é dispensável. Números de documentos pessoais como RG, CPF etc. serão solicitados em outro momento, não os inclua.
- Não faça rodeios, no tópico OBJETIVO, seja objetivo. Aqui o avaliador verificará seu o currículo é compatível com a vaga ou promoção oferecida. Apesar do profissional multifuncional ser bastante apreciado no mercado, deixe para demonstrar essa aptidão em outro tópico.
- A sua FORMAÇÃO ACADÊMICA, seja ela qual for, deve ser mencionada, dispondo as informações na seguinte ordem: curso; instituição; e ano de conclusão.
- Além da sua formação, o que atrai em um currículo são as suas QUALIFICAÇÕES, principalmente se elas foram necessárias ao cargo e enfatizarem os seus pontos fortes.
- No tópico EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, relacione a denominação completa da(s) empresa(s) em que trabalhou, sempre em maiúsculas, incluindo onde sua localização e o período trabalhado em cada uma delas. Omitir o período trabalhado pode ser negativo por sugerir ao avaliador que você não conseguiu permanecer em cada empresa por tempo razoável. Em sub-tópico devem ser relacionadas os cargos ocupados e, principalmente, suas ATRIBUIÇÕES.
- Caso você tenha participado de cursos, oficinas, congressos, seminários e eventos que proporcionem a sua ESPECIALIZAÇÃO, inclua essas informações apresentando o nome do curso, o nome e localização da instituição e o ano/mês de conclusão.
- Mentir, de modo geral, mas notavelmente sobre os níveis de conhecimentos de IDIOMAS, poderá acarretar uma possivél saia justa nas dinâmicas de grupo.
Lembre-se que o currículo, é o seu cartão de visitas, seu marketing pessoal, um entrevistador não disponibiliza de tempo, para ler sua biografia, e sim para garimpar os melhores, e você é o único responsável pelo futuro do seu currículo....Ora separado para uma possivél entrevista, Ora descartado no "arquivo cesto".